O BTT Clube de Chaves, fundado em 13 de Outubro de 1995 como associação cultural e recreativa, desenvolve a sua actividade em torno do cicloturismo de montanha, nas vertentes desportiva e de lazer.

Durante a sua curta história, passou por diversas sedes e duplicou o número de associados, tendo já ultrapassado os 300 sócios. Organizou inúmeras actividades relacionadas com a sensibilização para a preservação da natureza, provas desportivas, concentrações e encontros, para além dos afamados passeios matinais de Domingo, que reúnem uma grande parte dos praticantes locais.

Estes passeios, reúnem os associados que normalmente entram em competição e contam com o especial carinho dos “veteranos”, das senhoras, meninas e dos mais novos. O BTT Clube de Chaves, na sua acção pedagógica, promove eventos em estreita parceria com:as escolas da região proporcionando aos mais novos o contacto como património natural e cultural da região; as autarquias na protecção do ambiente.

A actividade do Clube não se esgota nas realizações ao nível do cicloturismo de montanha, provas de Cross-Country, Downhill, a canoagem, a escalada, passeios pedestres entre outras, têm sido também preocupações constantes das sucessivas direcções.

 Em relação às provas de BTT, destaca-se a realização nos últimos anos da prova "Rota Do Presunto" com uma grande adesão de participantes nacionais e estrangeiros, com especial incidência nos nossos vizinhos espanhóis.